29 de janeiro de 2016

Conto de Natal - contos vencedores

CONTO  DE NATAL

Inês Pereira Esteves, nº 10, 6º A


Espírito de Natal
    
          Nestes últimos tempos, a Europa está a lidar com a preocupante crise dos refugiados. Muitas histórias se contam em torno deste grave problema.
Yara é uma síria que fugiu do seu país juntamente com a família e outros refugiados.
Quando chegaram à fronteira da Alemanha, separaram o pai da mãe. Ela e o irmão ficaram com a mãe a chorar e o pai ficou para trás muito revoltado.
O governo português, perante esta dramática situação dos refugiados, decidiu acolher algumas famílias. A família de Yara foi uma delas. Depois de uma longa viagem atravessando toda a Europa, chegaram ao norte de Portugal. Instalaram-se numa casa acolhedora, deram-lhes roupas, alimentos e tentaram ajudá-los, nestes primeiros tempos de integração na nova sociedade.
Uma jornalista da TVI fez-lhes uma entrevista, perguntando-lhes se estavam bem, felizes e se foram bem recebidos. Eles responderam que se sentiam muito bem em Portugal, mas, no entanto, sentiam a falta do pai…
O Natal estava a aproximar-se e Yara ia sentindo cada vez mais essa falta. Os vizinhos já se preparavam para festejar o Natal com eles, para que não se sentissem tão sós. Entretanto, a jornalista que lhes fez a entrevista, começou a interessar-se pelo caso e falou com o representante do governo para tentar encontrar o pai de Yara. Não ia ser fácil, muitas famílias foram separadas e não havia registos de nada. Por intermédio da internet, conseguiu descobrir um homem com o mesmo nome que estava num campo de refugiados na Alemanha. Falou com o consul alemão em Portugal e fez os possíveis para o trazer.
Eram seis horas da tarde, dia de Natal. Já se fazia noite e estava frio, não só na rua, mas também no coração de Yara. Só um milagre conseguiria trazer o pai dela nesse dia.
Estavam todos a jantar numa mesa enorme com os vizinhos e, no meio de tanta alegria, Yara, a sua mãe e o seu irmão estavam tristes, mas tentavam disfarçar.
Às oito horas, bateram à porta e o coração de Yara bateu mais rápido por momentos, depois acalmou. Era a jornalista! Trazia um saco com prendas e, enquanto as abriam, disse-lhes que estava uma noite muito bonita lá fora e aconselhou-os a irem vê-la.
Quando saíram todos, viram um vulto encostado a uma árvore decorada com enfeites de Natal.
Quando o vulto se desencostou da árvore, Yara nem queria acreditar! Era o seu pai, que logo abriu os braços para os receber.
Deram o maior abraço de sempre! Não fez falta falar.
Em seguida, entraram todos em casa e conversaram muito entre si. Yara e o seu irmão não saíram do colo do pai.
Foi o melhor Natal de sempre, pois só é Natal se a família estiver unida e feliz.


Sem comentários:

Enviar um comentário