9 de abril de 2013

Encontro com o Professor Dr. Albertino Gonçalves


As atividades propostas no PAA subordinadas ao tema Museus e Interculturalidade deram azo ao encontro com o sociólogo Professor Dr. Albertino Gonçalves, da Universidade do Minho, que muito gentilmente se disponibilizou a partilhar connosco os seus saberes e vivências sobre a matéria. Este encontro decorreu no dia 14 de Março na BE, foi dinamizado por alunos do 9º A, e contou com a participação de todos os alunos do 9º ano, bem como alguns professores de várias disciplinas. Expressámos a nossa gratidão, a todos que nos ajudaram a tornar este encontro possível, e que muito contribuiu para a consecução dos objetivos que nos propusemos alcançar, de entre os quais destacamos.
- refletir sobre questões ligadas às noções de cultura, intercultura e identidade cultural,
 - compreender   como a comunidade se tem organizado para preservar a sua memória coletiva e dá-la a conhecer às gerações vindouras,
- fazer emergir linhas de leitura da realidade cultural relacionada com a emigração e imigração, isentas de preconceitos e estereótipos.

“ O professor Albertino esclareceu as nossas questões (…) durante as suas explicações usa exemplos que expressam uma vivência incrível (…).. revelou-nos ideias elaboradas e divertidas que nos fazem pensar, refletir, e apagar as nossas ideias estereotipadas sobre a emigração e a maneira como a vemos. (…)  “ 
“A intervenção do Professor Albertino foi muito enriquecedora e lúdica nas respostas às perguntas dos nossos colegas”    
Inês e Emanuel ,  9ºA






Sem comentários:

Enviar um comentário