Comemora-se hoje o Dia Europeu da Internet Mais Segura. A edição 2013 tem como assinatura "Liga-te e respeita".
Dicas para não cair em armadilhas
"A Kaspersky Lab regista, por exemplo, 60 mil tentativas por hora de menores que querem aceder a conteúdos para adultos. A empresa aconselha os pais a tomarem precauções e aconselha:
2. Ter precaução no uso de redes sociais. Só aceitar a pessoas que são conhecidas, ter cuidado com as fotos que se publicam e configurar as opções de privacidade de acordo com o uso que queremos fazer.
3. Usar sites de confiança para descarregar informação, música, aplicações ou outros ficheiros. Há que ter especial cuidado com aplicações que pedem para aceder aos dados do utilizador ou a informação confidencial
4. Não abrir links procedentes de utilizadores desconhecidos, seja através de uma mensagem de texto, de um e-mail, do Facebook ou do Twitter.
5. Ignorar as mensagens de spam e SMS relacionados, encriptar os dados e documentos confidenciais, evitar o “jailbreak” ou “rooting” de smartphones iOS e Android (desbloqueio que permite alterar definições centrais e instalar software não autorizado pela fabricante)."
Sugestão: ebook A internet segura do Menino Maluquinho, uma BD de Ziraldo disponibilizada pelo site brasileiro Criança Mais Segura.
Sem comentários:
Enviar um comentário