26 de janeiro de 2011

Autor do mês - Ilse Losa

No dia 19 de Janeiro, na biblioteca da escola, fizemos, conjuntamente com a nossa professora de Língua Portuguesa, a apresentação do “Autor do Mês” - Ilse Losa.  A assistir à nossa apresentação encontravam-se, entre outros, os alunos do 8ºB e alguns professores.
Os trabalhos realizados foram de encontro não só à obra e autora mas também à temática do livro. Assim, primeiro apresentou-se o resumo da obra, seguidamente, salientaram-se os aspectos que consideramos mais importantes, como a relação da personagem com o seu avô paterno, a reacção “dos outros“ face a pessoas de uma religião diferente, ressaltando-se ainda o facto de a narrativa se encontrar na primeira pessoa, de a acção ter decorrido durante a Segunda Guerra Mundial e esta ser vista aos olhos de uma criança, Rose, o que lhe dá um encanto especial.
Depois deste momento de intervenção, um grupo apresentou a biobibliografia da autora e outro fez uma breve exposição da Segunda Guerra Mundial. O último grupo de trabalho abordou a “Perseguição aos Judeus“, as atrocidades cometidas contra este povo e que Ilse Losa também retrata, embora de uma forma que consideramos muito subtil, no seu livro.
Recomendamos a leitura de “O mundo em que vivi“ a todos aqueles que não só queiram desfrutar de um bom momento de leitura mas também ver a Segunda Guerra Mundial sobre o prisma de quem o viveu.
                                                                                    Marina Afonso e Micaela Ferreira, 9ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário