31 de janeiro de 2014

Torneio de Retórica

No passado dia 10 de Dezembro de 2013, decorreu, na Biblioteca Escolar, o debate InterTurmas, no âmbito da atividade Torneio de Retórica da disciplina de Filosofia com todos os alunos do 11º ano, onde argumentar e fundamentar as nossas convicções é extremamente importante.
Esta atividade realizou-se em parceria com a Biblioteca Escolar a que desenvolver o projeto " Sonecas em Ação", integrado projeto “DORMIR+ para LER MELHOR”  que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam melhor e aumentem o seu sucesso escolar.
O nosso agrupamento candidatou-se com o projeto “Sonecas em ação!” e como sendo um dos selecionados, propôs-se então a levar a cabo atividades para os diferentes públicos-alvo.
O ano de escolaridade encarregado para dar seguimento a esta atividade foi o 11º ano, onde em articulação com disciplina de Filosofia e atividade prevista no Plano Anual de Atividades, apropriou o Tema: " O sono dos jovens" para realizar um debate onde consoante a posição assumida, tivessem de defender se expunham concordância ou não que os jovens dormiam o suficiente.
A 1º etapa de preparação para este debate, foi a pesquisa de informação sobre todo o tipo de doenças de sono, todo o tipo de problemas que afetam os jovens e que podem ou não alterar a sua qualidade de sono, bem como, o seu período de descanso. Pesquisou-se  todo o tipo de informação pertinente que pudesse, consequentemente, ser usada na defesa da opinião que nos era devida. A 2ªetapa passou pela produção de uma reflexão pessoal sobre o tema em questão. Seguiu-se depois o debate intra -turma
O debate final, ou seja, o interturmas, correu tal como planeado, ambos os lados do debate, a favor e contra, defenderam com pujança, vivacidade e energia os seus argumentos mas sempre respeitando as regras de um debate.
O debate centrou-se em dois momentos fulcrais: o momento de exposição de argumentos e dados; e o momento de procura de um consenso comum que reflectisse a opinião de cada um dos oponentes. Os argumentos mais discutidos e considerados mais pertinentes foram, por exemplo, a carga horária escolar  e de necessidade de estudo, que impede os alunos de terem um sono regular e  de horas de descanso; a incapacidade de criar diálogo e atividades lúdicas entre pais e filhos, tem como consequência o isolamento entre gerações o que leva os jovens a fazer uma incorreta gestão do sono, permanecendo acordados e a jogar e a conversar nas redes sociais durante muito tempo; o uso abusivo das TIC com uma luz forte traz cujas consequências nefastas para o corpo e este acabava desregular o biorritmo.
Algumas das soluções que se propuseram e que foram discutidas foram a criação de actividades lúdicas entre pais e filhos, sem o uso de luzes fortes ou ecrãs, como por exemplo PSP, TV e PC a fomentando assim o diálogo entre pais e filhos, bem como uma atividade que obrigue o corpo a pedir repouso, a estimulação para a leitura e que ajude na construção de um relógio biológico estável para manter o equilíbrio no nosso corpo.
Uma das dificuldades encontradas dentro de este tema, muito ingrato para alguns, enquanto que para outros, bastante desafiante, foi realmente encontrar argumentos que pudessem sustentar o lado onde se defendia que os adolescentes dormiam o necessário, pois todos nós identificamos como um problema o número reduzido de horas que um estudante dedica dorme e aos consequentes benefícios/ ou não, para o seu bem estar.
Podemos assim concluir que, com esta atividade, proporcionada pela Escola, com a participação dos alunos da disciplina de Filosofia e no âmbito de concretização da atividade "Sonecas em Ação", permitiu-nos obter informações mais ideia muito precisa sobre as pressões à qual um aluno ou jovem está exposto durante o dia, que acabam por se reflectir no período de descanso, bem como da necessidade de horas de sono que cada um tem de dormir para repor os seus níveis de energia. É de extrema importância darmos valor ao sono e às suas capacidades regenerativas, que ao longo dos anos vão diminuindo, portanto aproveitemos agora, para podermos viver o amanhã com o sorriso de um bebe, a vitalidade de um jovem e os sonhos de uma criança.

  Ana Filipa Domingues 11º A

Sem comentários:

Enviar um comentário