28 de janeiro de 2014

Reconto coletivo da história “A menina que sorria a dormir” - 4º A

f
Era uma vez uma menina chamada Glória, que vivia numa aldeia muito pequenina, com um número de habitantes muito pequenino.
Glória vivia com a sua mãe e avó pois o seu pai estava ausente e habitava numa cidade para ganhar dinheiro.
Apesar de ser uma menina normal, semelhante a tantas outras, Glória tinha uma caraterística muito especial: não conseguia dormir sem lhe contarem uma história.
Por esse motivo, a caraterística da Glória, tornava-se um problema para toda a aldeia. Cada noite, um habitante deslocava-se à casa da menina e lia-lhe ou contava-lhe uma história. Isso implicava que um dos habitantes passasse uma noite inteira com a Glória e não dormisse, o que os deixava fatigados durante o dia. Ao contrário deles, Glória sentia-se feliz.
A própria professora da menina tinha até organizado um horário para que os habitantes se revezassem e soubessem o dia que deveriam contar-lhe a história.
Como não vivia com a filha, o pai enviava-lhe longas cartas contando as suas viagens.
Certo dia, a garota recebeu, pelo correio, uma encomenda do pai. Como não era uma altura especial ela ficou admirada e surpreendida com este presente.
Tratava-se de uma caixinha azul, com estrelas prateadas. Lá dentro estava uma fadinha que usava uma camisa de dormir até aos pés, com olhos fechados. À sua volta, tudo brilhava. Acompanhando a caixinha estava uma carta de seu pai.
Na carta, o pai dizia à menina para colocar a fada dentro da almofada. Assim que a introduzisse, ela tornar-se-ia invisível e sussurar-lhe-ia ao ouvido bonitas histórias e que nunca tinham sido contadas. 
Entusiasmada, Glória decidiu não contar a ninguém o seu novo segredo. A mãe ficou surpreendida pois a filha, sempre que recebia um presente do pai, partilhava-o com ela e a avó.
Quando anoiteceu, o seu tio Afonso preparou-se, como habitualmente, para ir à casa da Glória contar-lhe outra história.
Enquanto contava a história, o tio apercebeu-se que chovia e dirigiu-se à janela. Quando se preparava para contar a história, reparou que Glória estava a dormir. Muito admirado, o tio aproximou-se da sobrinha para ver se ela realmente dormia.
No dia seguinte, quando acordou, Glória gritou pela mãe e pela avó para lhes contar o seu primeiro sonho. Tinha conseguido dormir!
Resolvido o seu problema, Glória deixou de precisar que lhe contassem histórias e passou a sonhar e partilhar os seus sonhos com todas as pessoas da aldeia, que a ouviam atenta e entusiasmadamente. 
4º ano, turma A

"A menina que sorria a dormir" - Trabalhos realizados pelos alunos

No âmbito do projeto "Sonecas em ação", no mês de dezembro, os alunos dos terceiro e quarto anos da Escola Básica da Vila participaram numa sessão de leitura sobre a obra "A menina que sorria a dormir".
Como atividade de pós-leitura surgiram várias ilustrações e um reconto da história.
3º A

3º B

3º C

4º A

4º B


17 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se, no dia nove de janeiro, a prova a nível de escola do Concurso Nacional de Leitura 2013/2014. O número de participantes foi considerável tanto a nível do terceiro ciclo, como do ensino secundário.
Ficaram apurados para a fase a nível distrital, os seguintes alunos:

Vencedores da prova a nível de escola

3º ciclo do Ensino Básico
Luísa Duque - 7º B - n.º 19
Mariana Afonso - 8º C - n.º 18
Luís Rodrigues - 9º C - n.º 11

Ensino Secundário
Marina Afonso - 12º A - n.º 18
Miguel Araújo - 10º A - n.º 15
Micaela Ferreira - 12º B - n.º 9

15 de janeiro de 2014

Sessão de leitura

No âmbito do projeto "Sonecas em ação", no mês de dezembro, os alunos dos terceiro e quarto anos da Escola Básica da Vila e do segundo ciclo  da Escola Básica e Secundária participaram numa sessão de leitura na biblioteca escolar.
Antes de iniciar a atividade foi apresentada a mascote do projeto e os objetivos do mesmo.
Realizou-se, de seguida, um exercício de pré-leitura em que, através da visualização da capa e do título do livro utilizado, os alunos imaginaram o que a história refere. 
Posteriormente foi feita a leitura da obra "A menina que sorria a dormir". No respeitante à atividade de pós-leitura os alunos do 1º ciclo realizaram, em contexto de sala de aula, e em colaboração com as docentes titulares de turma, uma ilustração da hisória, tendo, por sua vez, os alunos do 2º ciclo a seu encargo o preenchimento de uma viagem do passaporte de leitura.

Sonecas

O Sonecas é a mascote da atividade "Sonecas em ação!", financiada pela projeto Ler + para dormir melhor.
Ele vai divulga informação e ajudar a desenvolver atividades para te ensinar a importância que tem o sono no teu desempenho físico e mental.
Consulta também o blogue do projeto em http://sonecasemacao.blogspot.pt/.
Vem conhecê-lo

30 de dezembro de 2013

Escolas livres de tabaco

No dia vinte e sete de novembro decorreu, na biblioteca escolar, uma palestra de sensibilização sobre "escolas livres de tabaco". Esta atividade teve como objetivo que os alunos conheçam as consequências negativas de fumar para a saúde, identifiquem a procedência das influências para fumar, entre outros.


17 de dezembro de 2013

Vencedores do concurso CHERUB

Os vencedores do concurso "Ação CHERUB nas escolas" foram:

1º Rui Vaz - 8º C - 16 respostas corretas
2º Maria Helena Gomes - 9º A - 14 respostas corretas
3º Adriana Freitas - 10º B - 10 respostas corretas

Parabéns aos vencedores.