O
projeto “DORMIR+ para LER MELHOR” resulta de uma parceria entre o Plano
Nacional de Leitura e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia
Clínica e visa a promoção da leitura, partindo dos benefícios que a qualidade
de sono das crianças e dos jovens trazem para que leiam melhor, compreendam
melhor e aumentem o seu sucesso escolar.
O nosso
agrupamento candidatou-se com o projeto “Sonecas
em ação!”, sendo um dos selecionados. (Lista no PNL)
18 de novembro de 2013
BI dos livros
Ainda durante o mês de outubro, a professora Rita Eça dinamizou a atividade "BI dos livros", com os alunos do 3º ano da Escola Básica da Vila. Nesta atividade os alunos puderam demonstrar se conhecem bem as partes que compõem um livro.
Foi uma atividade muito gratificante para todos.
12 de outubro: Día de la Hispanidad
A biblioteca escolar comemorou o Día de la Hispanidad, em articulação com a disciplina de Espanhol.
O Dia da Hispanidade é comemorado no dia 12 de outubro,por todos os países hispanohablantes. "Esta data marca o descobrimento da América por Cristóvão Colombo.
A semana do dia 12 de outubro une os povos latinoamericanos e
espanhóis a favor de diversas comemorações da cultura hispânica. Até o século
XV, Europa e América eram 2 mundos distintos, cada uma se desenvolvia
separadamente sem saber da existência da outra, e os povos pré-colombianos e os
índios das Américas se desenvolviam também separadamente uns dos outros.
O mundo Europeu estava na fase das grandes navegações,
desbravando os oceanos afora, expandindo seus horizontes geográficos, e no dia
12 de outubro de 1492, Europa e América se encontraram pela primeira vez, e
desde então o mundo como era conhecido nunca mais foi o mesmo.
Partindo do porto espanhol de Palos de la Frontera em Sevilla em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo rumou para Ásia em mar desconhecido.
Partindo do porto espanhol de Palos de la Frontera em Sevilla em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo rumou para Ásia em mar desconhecido.
Eram 3 embarcações pequenas: Nina, a cargo de Vicente Yañes
Pinzón, Pinta, a cargo de Martín Alonso Pinzón, e Santa Maria, a cargo do próprio Colombo, completadas com aproximadamente 150 tripulantes, todos
aventureiros buscando riqueza e desafios arriscados em mares desconhecidos.
A viagem, como se era de esperar foi feita repleta de
dificuldades, faltou comida, água, doenças dizimaram parte da tripulação, houve
ameaça de motins e a própria liderança de Colombo foi posta várias vezes a
prova devida à desmotivação e dúvidas referente ao sucesso da viagem. Colombo
anotava tudo em seu diário de viagem, por isso, sabemos como foi difícil toda
essa empreitada de 36 dias.
No dia 12 de outubro de 1492 Colombo avistou terra, e daí o mundo mudou completamente, o velho mundo (a Europa)
e o novo mundo (América) se encontraram.
Desembarcaram pela primeira vez nas costas da ilha Guanahani,
que Colombo batizou de San Salvador. O primeiro contato com os índios nativos foi pacífico,
houve até troca de presentes. Logo depois, os espanhóis resolveram fundar seu
primeiro povoado, o local escolhido foi as Ilhas de Cuba e Haiti, onde foi
fundado o Forte Navidad.
Então, em todos países hispanohablantes, no dia 12 de outubro se
comemora “El Día de la
Hispanidad”, ou “El Día de la Raza”, ou
também “Dia de lãs Culturas”, Celebrando a união das mais diferentes etnias do mundo
hispânico."
Fonte:
Enciclopédia Geral da Espanha
Formação de utilizadores na BE
Decorreram, durante o mês de
outubro, as sessões de formação de utilizadores direcionadas para os
alunos dos 2º e 5º anos.
Nestas sessões os alunos aprenderam as regras
básicas da Biblioteca Escolar e o que podem e não podem fazer em cada uma das
zonas funcionais. Tomaram conhecimento da classificação dos livros de acordo
com a CDU e a respetiva arrumação nas estantes. Os discentes acederam ainda ao
catálogo virtual da BE onde fizeram pesquisas por nome do autor, título da obra
e assunto e conheceram os serviços de difusão da informação da Biblioteca
Escolar: blogue – Na Rota das Literacias.
16 de outubro de 2013
Dia Mundial da Alimentação
O Dia da alimentação é o dia em que combatemos a fome e a desnutrição que afeta cerca de 800 milhões de pessoas. A data é comemorada há 27 anos e em mais de 180 países.
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém alimentos em quantidades suficientes para o crescimento e a manutenção de um corpo saudável. A alimentação influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Uma boa alimentação é importante para a nossa saúde! Ajuda a crescer forte e saudável!
27 de setembro de 2013
Bom ano letivo!
A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade um excelente ano 2013 / 2014, rico no acesso à informação e ao conhecimento.
13 de junho de 2013
Vencedores do concurso "Passaporte de Leitura"
2º ciclo
1º lugar – Adriana Pires, 5º C
2º lugar – Andreia Pereira, 5º A
Maria Meleiro, 5º C
Eva Domingues, 6º B
1º lugar – Adriana Pires, 5º C
2º lugar – Andreia Pereira, 5º A
Maria Meleiro, 5º C
Eva Domingues, 6º B
3º ciclo
1º lugar – Sandra da Costa Gonçalves, 8º B
2º lugar – Patrícia Alves, 8º D
1º lugar – Sandra da Costa Gonçalves, 8º B
2º lugar – Patrícia Alves, 8º D
Subscrever:
Mensagens (Atom)







