27 de setembro de 2013

Bom ano letivo!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade um excelente ano 2013 / 2014, rico no acesso à informação e ao conhecimento.

13 de junho de 2013

Vencedores do concurso "Passaporte de Leitura"

2º ciclo
1º lugar – Adriana Pires, 5º C
2º lugar – Andreia Pereira, 5º A
             Maria Meleiro, 5º C
             Eva Domingues, 6º B


3º ciclo
1º lugar – Sandra da Costa Gonçalves, 8º B
2º lugar – Patrícia Alves, 8º D 

Poemas - 6ºB




15 de maio de 2013

Vencedores dos concursos da BE

Já foram apurados os vencedores dos concursos da BE, que decorreram no ano letivo 2012/2013, a saber:


Problema do mês – Matemática
1º lugar - Joana Reis, 8º C
2º lugar - António Nabeiro, 6º B
   Rui Vaz, 7º C
   João Gonçalves, 12º A

 Voa, Voa … imaginação voa
1º lugar - Adriana Pires, 5º C
2º lugar - Andreia Pereira, 5º A
  
Página à solta à procura do seu livro
1º lugar - Rui Vaz, 7º C
2º lugar - Ana Rita, 7º C


Parabéns aos vencedores.

7 de maio de 2013

Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura


No dia 26 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Melgaço esteve representado na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu em Monção, através dos seguintes alunos: 
3º ciclo do Ensino Básico: Paula Alexandra Domingues-7º B; Ângela Martins Lucena-8º B; Joana Carvalho Reis-8º C
Ensino Secundário: Micaela Ferreira-11º C; Marina Afonso-11º A; Cláudia Esteves-11º C
O Concurso foi composto por uma primeira fase, escrita e, depois de apurados os cinco finalistas de cada ciclo, por uma prova oral. 
Foi uma tarde muito gratificante. Parabéns aos nossos alunos.

23 de abril de 2013

Encontro com o escritor Pedro Seromenho


O Agrupamento de Escolas de Melgaço promoveu junto dos alunos dos 1º e 2º Ciclos e comunidade escolar, um encontro com o escritor Pedro Seromenho como incentivo: à leitura, à escrita e ilustração.
Foi uma sessão muito agradável e descontraída, onde o escritor deliciou todos quantos o ouviram com as suas histórias e com as suas ilustrações, que nos levaram numa maravilhosa viagem pelo mundo encantado dos sonhos e da imaginação. 




18 de abril de 2013

SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares



No âmbito do protocolo de colaboração para a prevenção da saúde oral em Portugal, estabelecido entre a Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares, o Agrupamento foi contemplado com os Kits de Higiene Oral para todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo.
O projeto é acompanhado pelo centro de saúde local que apoiou as ações de sensibilização sobre a importância da higiene oral em todas as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo.
Aqui ficam os registos de alguns momentos dessa atividade.

9 de abril de 2013

Encontro com o Professor Dr. Albertino Gonçalves


As atividades propostas no PAA subordinadas ao tema Museus e Interculturalidade deram azo ao encontro com o sociólogo Professor Dr. Albertino Gonçalves, da Universidade do Minho, que muito gentilmente se disponibilizou a partilhar connosco os seus saberes e vivências sobre a matéria. Este encontro decorreu no dia 14 de Março na BE, foi dinamizado por alunos do 9º A, e contou com a participação de todos os alunos do 9º ano, bem como alguns professores de várias disciplinas. Expressámos a nossa gratidão, a todos que nos ajudaram a tornar este encontro possível, e que muito contribuiu para a consecução dos objetivos que nos propusemos alcançar, de entre os quais destacamos.
- refletir sobre questões ligadas às noções de cultura, intercultura e identidade cultural,
 - compreender   como a comunidade se tem organizado para preservar a sua memória coletiva e dá-la a conhecer às gerações vindouras,
- fazer emergir linhas de leitura da realidade cultural relacionada com a emigração e imigração, isentas de preconceitos e estereótipos.

“ O professor Albertino esclareceu as nossas questões (…) durante as suas explicações usa exemplos que expressam uma vivência incrível (…).. revelou-nos ideias elaboradas e divertidas que nos fazem pensar, refletir, e apagar as nossas ideias estereotipadas sobre a emigração e a maneira como a vemos. (…)  “ 
“A intervenção do Professor Albertino foi muito enriquecedora e lúdica nas respostas às perguntas dos nossos colegas”    
Inês e Emanuel ,  9ºA