12 de junho de 2012

Tertúlias na BE

A última “Tertúlia na BE”, no âmbito do projeto “Na Rota das Literacias”, teve lugar no passado 5 de Junho, na BE, com a presença da escritora Helena Magalhães e da ilustradora Margarete Barbosa.
Foram várias as perguntas feitas à escritora mas a maior curiosidade foi com as ilustrações.
No final, para comemorar a última sessão do ano letivo, houve um lanche para todos.
 

Encontro com escritora e ilustradora

No dia 5 de maio os alunos decorreu na biblioteca escolar da escola básica e secundária de Melgaço um encontro com a escritora Helena Magalhães e a ilustradora Margarete Barbosa.
Neste encontro estiveram presentes alunos do 1º ciclo do agrupamento. No final, houve uma sessão de autógrafos. 

Os alunos do 3º ano participaram também num ateliê de ilustração com a ilustradora, na Escola Básica da Vila.

31 de maio de 2012

Concurso "Passaporte da leitura"




A vencedora do concurso "Passaporte da Leitura" foi a Mariana Lourenço Domingues, da turma A, do 6º ano.
Parabéns pela tua participação.
Continuação de boas leituras.

30 de maio de 2012

Torneio de Damas

No dia vinte e oito de maio decorreu, no âmbito do projeto "Na rota das literacias", na biblioteca escolar, um torneio de damas com os iPads.
Foi uma atividade muito participada por alunos dos 2º e 3º ciclos.
O vencedor do torneio foi o Rafael do 5ºC.

28 de maio de 2012

Encontro com a escritora Albertina Fernandes e Miguel Fernandes

No dia vinte e cinco de maio decorreu, na biblioteca escolar, um encontro com a escritora Albertina Fernandes animado musicalmente pelo filho, Miguel Fernandes. O encontro contou com a presença de cerca de 110 alunos do ensino pré-escolar e terminou com todos os alunos e professores a dançarem.

 

A escritora publicou no facebook pessoal o seguinte comentário:

"Mais de cem crianças dançaram e cantaram o vira de Inês na biblioteca do Agrupamento de Melgaço. Correu bem, com intervenções cheias de imaginação. Parabéns às professoras. Os alunos são quase sempre o espelho de quem os orienta."

Torneio de Xadrez

No dia vinte e quatro de maio decorreu, no âmbito do projeto "Na rota das literacias", na biblioteca escolar, um torneio de xadrez com os iPads.
Foi uma atividade quecontou com a participação de alunos do 3º ciclo e do secundário.
O vencedor do torneio foi o João Francisco do 11ºB.


Tertúlias na BE

Mais uma vez, realizou-se a “Tertúlia na BE”, no âmbito do projeto “Na Rota das Literacias”. Teve lugar no passado quinze de maio, na BE, com um elevado envolvimento dos discentes. O debate foi acerca dos livros preferidos e utilizamos os iPad para recolher informação sobre que livros eles gostariam de ter em formato ebook.
Registou-se um desagrado, por parte dos alunos, pelo facto do escritor Júlio Magalhães não ter dado qualquer satisfação para não comparecer ao encontro agendado para o dia vinte de maio.

23 de maio de 2012

Beijar a Quimera

Na atividade "Beijar a Quimera" participaram todas as turmas dos 2º e 3º ciclos, no ano letivo 2010/2011. A primeira turma, a partir de uma breve introdução, deu início à história, tendo sido dada a continuidade nas turmas seguintes. A última turma teve de dar um fim à história.