15 de fevereiro de 2012

Comemoração do dia de S. Valentim

No dia catorze de fevereiro, na BE, decorreu a comemoração do “Dia de S. Valentim”, uma articulação promovida entre a professora bibliotecária e o departamento curricular de Línguas.
A atividade consistiu na troca de cartas e foi muito participada a avaliar pelo número de cartas que foi bastante significativo.

Na rota dos Livros - "A maior flor do mundo"

Nos dias 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro, decorreu na biblioteca escolar uma sessão de leitura da obra "A maior flor do mundo". A sessão destinou-se aos alunos do 2º ciclo e também teve como objetivo promover a atividade "Passaporte de leitura".

6 de fevereiro de 2012

Dia da Internet Segura 2012

No dia 7 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Segura, este ano centrado no tema “Aproximar Gerações: descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!"
Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, a biblioteca escolar disponibiliza várias informações sobre os comportamentos dos jovens face  às tecnologias e à Web.

Tertúlias na BE

Realizou-se mais uma “Tertúlia na BE”, sobre a obra do escritor Gabriel Garcia Marques, no âmbito do projeto “Na Rota das Literacias”. Teve lugar no passado dia trinta e um de janeiro, na BE, com um elevado número de participantes, que tem vindo a aumentar progressivamente, o que revela um grande envolvimento dos discentes.
O livro mais comentado foi “Crónica de uma morte anunciada” sobre o qual foi apresentado um trabalho elaborado por um dos participantes.
Esperamos que a próxima “Tertúlia na BE” tenha ainda uma maior participação.

Na rota dos livros - "Leónia, devora os livros"

No dia 25 de Janeiro, foi a vez dos alunos do segundo ano da Escola Básica da Vila receberem na biblioteca escolar as professoras Susana Santos e Sandra Soares para uma sessão de leitura da obra "Leónia, devora os livros". Como conclusão da atividade as docentes contaram com a colaboração dos docentes titulares de turma, de forma a que estes orientassem os alunos envolvidos na elaboração de umdesenho sobre obra.

Formação PORDATA

No dia 19 de janeiro cinco alunos e dois professores da nossa escola estiveram presentes na ação de formação sobre a PORDATA - Base de dados de Portugal Contemporâneo, na Escola Secundária de Monserrate. A organização esteve a cargo da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Participantes da nossa escola:
Alunos - Fábio Bravo; Sara Carpinteiro; Jéssica Martins; Marco Castro e Cláudia Antunes (10º A)
Professores - Mário Santos e Sandra Soares

26 de janeiro de 2012

Auto da Barca do Inferno na Cidade de Braga

Os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária de Melgaço tiveram a oportunidade de apreciar a maneira como Gil Vicente criticou a sociedade do seu tempo, assistindo à representação teatral da peça deste dramaturgo “ Auto da Barca do Inferno “.
Passaram um dia diferente, que lhes proporcionou um ambiente muito agradável e com momentos lúdico – didáticos inesquecíveis.

No passado dia 18 de janeiro, os alunos que frequentam o 9º ano na Escola Básica e Secundária de Melgaço fizeram uma visita de estudo a Braga, no âmbito da Disciplina de Língua Portuguesa.
Saíram de Melgaço, por volta das 9 horas e 20 minutos, um grupo de cinquenta e cinco alunos, juntamente com os respectivos professores, rumo ao “Braga Parque´´.
Já em Braga, o sol que acolheu - os sorridentes tiveram a possibilidade de visitar várias lojas do centro comercial “Braga Parque” e de comprar algumas coisas. O Shopping foi também o local escolhido para o almoço. As opções de escolha eram variadas, no entanto, os serviços mais requisitados foram McDonalds e Pizza Hut, talvez por não existir esse tipo de restauração em Melgaço.
Seguindo com a sua visita de estudo, foram assistir à peça de teatro. “ Auto da Barca Do Inferno “. A representação cativou a atenção dos alunos, provocando a hilaridade de todos os assistentes, que já a haviam estudado nas aulas de Português, e que, mais uma vez, perceberam que Gil Vicente criticava a sociedade do seu tempo com suas peças, ridicularizando e pondo em evidência os vícios da sociedade quinhentista.
Depois de terminado o espetáculo, efetuou – se mais uma visita ao Shopping, a fim de se fazerem mais umas compras nos saldos.
O regresso a casa foi acompanhado por Mrs. Bean, projetado no pequeno ecrã. Foi uma viagem muito agradável, calma e de confraternização entre alunos e professores.
 A visita foi interessantíssima e importante para todos os alunos, (re)viu – se como Gil Vicente criou uma obra que merece continuar a criar ilusões e a satirizar o que hoje em dia, apesar de séculos de distância, ainda acontece: o desprezo pelos pobres, o enriquecimento muitas vezes ilícito,  a prosperidade dos mais ricos e também, por vezes, a má prática da justiça.
                                                                                                                Ana Costa, 9º A