14 de dezembro de 2011

Cá em cima e lá em baixo

O planeta Terra tem uma parte superior e uma parte inferior: a parte superior é o céu e a parte inferior é a terra.
Em cima, no céu estão três reinos: o reino da chuva, o reino das nuvens e o reino do arco-íris.
O reino da chuva atuava no Inverno, no Outono e às vezes na Primavera.
-Vamos começar com o treino 1:
- fazer flexões: enche – descarrega.- ordenava, a rainha Teresa II.
No reino das nuvens, o exercício era parecido:
- Vamos começar o treino 1, o Inverno está a chegar e a chuva não pode ganhar.-  inspirava a rainha Teresa III.- Vamos correr de um lado para o outro.
- Esta competição não me agrada nada – diziam os habitantes destes dois reinos. – E ainda por cima são irmãs!...
 Por sua vez, no reino Arco-íris era tudo diferente. Aqui tratava-se das tendências para cada estação e combinavam-se as cores para quando entrassem em acção. Neste reino não havia rainha.
 Cá em baixo, havia um só reino, o reino da vida:
-Nós queremo vida, vida, vida…  gritavam os habitantes deste reino. O nosso hino é o melhor-  diziam outros.
 O reino da vida  tinha dois porta-vozes, o 1º levava as queixas dos humanos, era o senhor Árvore VIII e o 2º levava as queixas dos animais, o senhor Pedra V.
 Voltando cá para cima, a competição continuava:
- Vamos ganhar - diziam os do reino da chuva.
-Vamos ganhar - diziam os do reino das nuvens.
 Esta revolta fez com que as estações ficassem todas trocadas.
-Está tanto frio, mas estamos no Verão!...- queixava-se o reino da vida.
- Muitas queixa.- dizia Árvore VIII.
 A rainha do reino da vida, Teresa IV, sabia que as irmãs não estavam a fazer o mais correto. Então, depois de uma bela noite de sono teve uma ideia.
- Atenção a todos, como já devem ter reparado, as estações estão trocadas e eu, como rainha da vida tenho o dever de parar com isto. Foi por isso,que,depois de muito pensar, inventei um plano. O plano é fácil. Vamo-nos dividir em 3 grupos: o grupo 1, as árvores e as pedras vão ao reino arco-iris para organizar uma surpresa que consistirá em por as rainhas  a chorar. O grupo 2, as pessoas vão infiltrar-se no reino da chuva e vão organizar um baile de máscaras e vão fazer um convite irresístivel. O grupo 3 vai infiltrar-se no reino das nuvens e vai fazer com que este reino aceite o convite. Depois, as duas irmãs deverão acabar com a competição Gostaram ? disse a rainha Teresa IV.
 O  tema do baile era: « Uma noite de competição».Os 2 reinos foram vestidos a rigor:
- Agora, chegou o momento mais importante do baile. O nosso reino, o reino Arco-iris preparou uma surpresa, um filme. O filme mostrava fotos das rainhas Teresa II e III.
 Ao vê-lo, as rainhas deram um abraço emocionadas e, perceberam  que a competição não valia a pena. Então, estes dois reinos passaram a ser um só e tudo voltou ao normal.
 Assim passaram todos a viver alegremente.       
 Texto elaborado por: Juliana RodriguesTurma B- 6º ano

4 de dezembro de 2011

Realidade Aumentada em Belmonte

Em Belmonte (Portugal), no Museu dos Descobrimentos, a realidade aumentada já é uma prática. Em vários espaços do museu é possível interagir com os diversos objetos e, deles, retirar uma interação instrutiva. Por exemplo, no espaço "produtos brasileiros" o visitante conhece a proposta de uma feira tipicamente bahiana e, tem a possibilidade de interagir com frutas típicas do norte-nordeste do Brasil.  
   Vale a visita. Um vídeo, disponível no YouTube, a seguir mostra outros detalhes do museu:

1 de dezembro de 2011

Na rota dos livros - "A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas"

No âmbito do projeto "Na rota das Literacias" o Centro Escolar de Pomares foi palco, no passado dia 20 de Outubro, de mais uma sessão de leitura.
Esta sessão esteve dividida em três momentos distintos sendo eles a atividade de pré-leitura, onde depois de visualizada a capa da obra os alunos sugeriram títulos como "O Rei e a fada", "O tesouro do rei" ou "O rei e a biblioteca". Posteriormente realizou-se a leitura da obra "A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas". No respeitante à atividade de pós-leitura os alunos do 1º e 2º anos realizaram, em contexto de sala de aula, e em colaboração com as docentes titulares de turma, um acróstico sobre a importância da LEITURA, tendo, por sua vez, os alunos dos 3º e 4º anos a seu encargo a elaboração de um resumo da obra.

Trabalhos realizados na sala de aula:




Ismael e Chopin - 4º D


O caldo de Pedra - 4º D

O Zé e as estações - 2º B


Lenda de São Martinho - 2º B


Ação CHERUB nas escolas


No dia 30 de Novembro realizou-se, na biblioteca escolar,  o questionário para admissão na CHERUB.
        
                

Os vencedores foram:
- Daniel Salgado, 8º A (15 pontos)
- Gonçalo Garcia, CEF (13 pontos)
- Adriana Freitas, 8º A (8 pontos)
- Emanuel Cruz, 8º A (7 pontos)

Os prémios serão entregues no dia 5 de Dezembro, às 14h10, na BE.