30 de outubro de 2011

Na rota dos livros - "O menino que não gostava de ler"

No dia 26 de Outubro, foi a vez dos alunos do quarto ano da Escola Básica da Vila assistirem na biblioteca escolar a uma sessão de leitura.
A atividade iniciou-se com um exercício de pré-leitura em que, através da visualização da capa do livro utilizado, os alunos sugeriram várias hipóteses de títulos para a história que iriam, posteriormente, ouvir. Assim, depois de observada a ilustração surgiram títulos como "A cidade dos livros", "De onde vieram os livros?", "O mundo dos livros", entre outros.
Durante a leitura da história, o título foi mantido em segredo, para que após a mesma, novos títulos fossem sugeridos. Desta feita, foram lançados títulos como "O Leopoldo e os livros", "Que aventura!", "Ler é importante" de entre um vasto leque.
Como conclusão da atividade as docentes contaram com a colaboração dos docentes titulares de turma, de forma a dinamizarem o Passaporte de Leitura.

28 de outubro de 2011

Encontro com o escritor Luís Miguel Rocha


No próximo dia 4 de Novembro, o escritor Luís Miguel Rocha estará na Casa da Cultura para um encontro com os alunos do 10º ano. 
Esta é uma parceria entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto "Na rota das Literacias". Este projeto tem o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

24 de outubro de 2011

Na rota dos livros - "O menino que não gostava de ler"

No passado dia 19 de Outubro, os alunos do terceiro ano da Escola Básica da Vila receberam na biblioteca escolar as professoras Susana Santos e Sandra Soares para uma sessão de leitura.
A atividade iniciou-se com um exercício de pré-leitura em que, através da visualização da capa do livro utilizado, os alunos sugeriram várias hipóteses de títulos para a história que iriam, posteriormente, ouvir. Assim, depois de observada a ilustração surgiram títulos como "O monstro dos livros", "O menino que adorava livros de terror", "A biblioteca de livros", entre outros.
Durante a leitura da história, o título foi mantido em segredo, para que após a mesma, novos títulos fossem sugeridos. Desta feita, foram lançados títulos como "O menino que fugiu de casa", "O sonho do menino", "O menino que não gosta de ler" de entre um vasto leque.
Como conclusão da atividade as docentes contaram com a colaboração dos docentes titulares de turma, de forma a que estes orientassem os alunos envolvidos na elaboração de um resumo da obra.

22 de outubro de 2011

A bruxinha que voava numa escova de dentes

Reconto da história


Era uma vez uma bruxinha que gostava de dar belos passeios na sua vassoura. Um dia a vassoura partiu-se e a bruxinha ficou muito triste. De repente apareceu uma princesa e vendo que a bruxinha estava triste ofereceu-lhe uma escova e em troca pediu-lhe que fosse limpar o seu castelo que era feito de dentes. A bruxinha aceitou mas um dia adormeceu e não pôde ir lavar os dentes ao castelo de dentes. Quando chegou ao castelo dos dentes, qual não foi o seu espanto, os dentes estavam todos sujos e cheios de bichinhos. Como não conseguia limpar tudo sozinha, foi pedir ajuda aos chocolates, ao que eles responderam que não a ajudariam porque só gostavam de fazer cáries nos dentes. Então foi pedir ajuda ao bolo e ele respondeu-lhe que só gostava de sujar. De seguida foi pedir ajuda aos rebuçados e eles também não a ajudaram. Encontrou um menino e pediu-lhe ajuda, ao que ele respondeu que fosse à casa dos legumes e das frutas pois eles iriam ajudá-la. Os legumes e as frutas disseram à bruxinha que a ajudavam com todo o gosto e de mãos dadas limparam tudo e os dentes ficaram limpinhos. Quando a princesa regressou ficou muito contente por o seu castelo estar limpo e deu de presente à bruxinha uma vassoura nova.
Texto coletivo - 2º/ 3º anos A - Pomares


18 de outubro de 2011

Um beijo na mão

Era uma vez um guaxinim, chamado Chester.
O Chester não queria ir para a escola, por isso estava assustado, triste e mal disposto.
A sua mãe contou-lhe um segredo muito antigo chamado "Um beijo na mão". Ela pegou na mão do Chester e deu-lhe um beijo. Ele sentiu um calorzinho na mão que subiu pelo braço.
O Chester foi contente para a escola porque sentia o calor do beijo da sua mãe.
Texto coletivo da turma B do 2º ano - Vila
 
Ilustrado por Mariana Silva - 2º B

Dia Mundial da Alimentação

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação no passado dia 17 de Outubro, em articulação da Biblioteca Escolar, do Projeto de Educação para a Saúde e da disciplina de Ciências da Natureza do 2º ciclo, incidiu em algumas atividades, nomeadamente a exposição de trabalhos alusivos ao tema, realizados pelos alunos do 2º ciclo, e a medição do índice de massa corpo (IMC). Aqui ficam algumas fotografias do evento.

17 de outubro de 2011

Dia da Alimentação

Algumas sugestões de leitura para este dia... Lê-os, aprende e diverte-te!